Aprenda a congelar os alimentos

Aprenda a congelar os alimentos

Na correria do dia a dia, nunca temos tempo de preparar uma boa refeição completa, e sempre acabamos deixando boa parte das compras do mês estragarem. Para amenizar isso e facilitar o seu dia, a melhor opção é o congelar os alimentos.

Abaixo seguem algumas informações que você deve saber antes de iniciar essa prática.

Etapas do congelamento:

  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos;
  • Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar se possível, com uma bombinha específica ou um canudo;
  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade;
  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de - 18ºC;
  • Nunca re-congele os alimentos.

Siga os passos abaixo:

  1. Branquear (escaldar) os vegetais em 2,5 litros de água, mergulhando cerca de 300g cada vez, com o auxílio de uma peneira. Os vegetais deverão ficar imersos na água fervente pelo tempo indicado na tabela. A mesma água pode ser usada para até 8 porções do mesmo tipo de vegetal, aguardando-se levantar fervura antes de mergulhar nova porção (para vegetais diferentes é necessário trocar a água).
  2. Resfriar os vegetais no mesmo espaço de tempo em que foram escaldados, também com o auxílio da peneira. Passar primeiramente os vegetais em água fria corrente e em seguida mergulhá-los em água com gelo.
  3. Secar bem, embalar e etiquetar.

Descongelamento:

Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador, em forno de microondas ou em temperatura ambiente por no máximo 4 horas, sempre com a embalagem adequada.

Cartilha para Congelar Alimentos

Fonte: Equipe Técnica: Nutricionista: Rita de Cassia Silva CRN 39315/P

Estagiarias em nutrição: Camila Marin e Isabella Fernandes

Elaboração: Banco Municipal de Alimentos de Santo André