Benefícios da caminhada

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Benefícios da caminhada

Qual a roupa que devo usar para realizar a caminhada?
Para caminhar você não precisa de muitos equipamentos, pelo contrario quanto mais a leve você tiver melhor.
Tenis
O tênis é um dos acessórios mais importante quando pensamos em caminhar ou correr. Existem varias opções no mercado, para todos os tipos de pés, pisadas e bolsos. Antes de comprar o mais bonito e moderno, é importante conhecer a sua pisada, muitas lojas especializadas em calçados esportivos hoje já oferecem o teste da pisada, mas, de um modo geral, existem tênis específicos para os seguintes tipos de pés:
Pronação: A pronação acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia, fazendo com que seu estilo de corrida seja ineficiente e aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até mesmo lesões, caso o atleta utilize o tipo de calçado errado.
Neutra: A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com relação ao solo. Um corredor “neutro” é geralmente mais biomecanicamente eficiente e o risco de lesões é menor.
Supinação: A supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés, e nas costas.
1 - O tênis deve ser meio ou um número maior do que o que você calça normalmente. Isso evita com que o atrito provocado com tamanha pressão durante a corrida acabe com suas unhas;
2 - Cheque o sistema de amortecimento, responsável por absorver o impacto: ele deve ser mais eficiente para quem está acima do peso;
3 - A porção do calcanhar precisa ser um pouco mais elevada do que a da ponta, para favorecer os movimentos de deslocamento, poupando tornozelos, joelhos e coluna;
4- A parte superior do tênis – chamada de cabedal –, que ajuda a dar estabilidade, tem de promover boa ventilação, pois os pés transpiram bastante durante o exercício.
Camisetas
Seja ela manga curta, longa ou regata, o modelo de gosto pessoal. É uma peça que vem passando por grandes avanços tecnológico.
O ideal é você estar bem a vontade e se sentir leve.
Short e calça
O mesmo vale para a escolha de shorts ou calças o ideal é se sentir  a vontade e com mobilidade. Evite usar jeans ou outros tecido que dificultam o movimento ou a transpiração, de prioridade para tecido leves e confortáveis.
Procure um educador físico do Programa Caminhando para a saúde na sua Unidade de Saúde mais próxima, ele irá te orientar e tirar suas dúvidas.

Cuidados ao caminhar
- Evite os horários de sol: Procure caminhar ao amanhecer ou ao anoitecer;
- Aplique filtro solar: Para proteger a sua pele, sempre priorizando o rosto e as áreas expostas da pele como mãos, braços e pernas. No mínimo fator 30;
- Use roupas leves: Próprias para atividades físicas, tecidos que absorvem o suor como o algodão são os mais adequados;
- Beba água: Sempre se hidrate antes da caminhada, 1 ou 2 copos são suficientes, procure levar uma garrafinha de água, dando de 3 a 4 goles em cada 20 minutos
- Procure comprar um tênis um numero maior: Durante o exercício os pés tendem a dilatar cerca de 10%.


O que é o Programa Caminhando para a Saúde?